Extensão
Mediação Escolar: um instrumento para a cultura de pacificação nas escolas

Considerando que a educação, além de ser direito fundamental constitucionalmente assegurado, também é a força transformadora da sociedade, uma vez que propicia a disseminação de valores e a construção de cidadania, assim como, considerando os preocupantes relatos de conflitos ocorridos no ambiente escolar, pensou-se na extensão do projeto criado no ano de 2017, denominado “Implantando a Cultura da Pacificação nas Escolas: uma abordagem interdisciplinar”, de modo a atender, também, as escolas de nível médio situadas na Comarca de Marília/SP.

Desse modo, instituiu-se o projeto “Mediação Escolar: um instrumento para a cultura de pacificação nas escolas” firmado entre a Universidade de Marília – UNIMAR, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Marília – CEJUSC e as Escolas Estaduais indicadas pela Dirigente de Ensino, sendo a primeira escola beneficiada EE. Benito Martinelli (2022), a EE. Vereador Sebastião Mônaco (2023) e a EE. Antônio Augusto Netto (2024), com autorização da Diretoria Regional de Ensino, no sentido de implantar a mediação de conflitos escolares como instrumento de disseminação da cultura da paz, de modo a auxiliar na desejada convivência saudável entre os estudantes e demais integrantes do corpo educacional, vindo a refletir, inclusive, na sociedade como um todo.

Para tanto, foi sugerida a organização de atividades direcionadas aos estudantes e demais integrantes do corpo pedagógico, que estimulem a resolução pacífica dos conflitos no ambiente escolar, por meio da aplicação das técnicas de mediação/conciliação, disseminando, ainda, a importância da comunicação não-violenta no convívio social e escolar, de modo a garantir a empatia, o respeito, a cidadania e, consequentemente, a melhora nos relacionamentos interpessoais. As atividades foram desenvolvidas por meio de dinâmicas, exibição de vídeos, ilustrações, músicas, círculos de conversas e aulas expositivas que estimulem o diálogo saudável e a reflexão, com temas envolvendo noções introdutórias sobre os métodos consensuais de solução de conflitos, a importância do conhecimento sobre o universo emocional, formação da personalidade, teorias do conflito, cultura da paz, comunicação, gestão emocional, técnicas de negociação, técnicas de mediação e conciliação, noções sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e justiça restaurativa, oferecendo aos participantes, portanto, meios que possibilitem transformar a cultura do litígio na educação para a paz.

Objetivo Geral
Alcançar um convívio saudável no ambiente escolar, desenvolvendo nos estudantes noções que os ajudem a ter tolerância em lidar com aqueles que não compartilham dos mesmos valores e realidade, bem como formas mais saudáveis de resolver eventuais problemas, tendo em vista que a escola é palco de diversos conflitos, sobretudo de relacionamentos, diante do convívio de pessoas de variadas idades, origens, sexo, etnias e condições socioeconômicas e culturais.

Objetivos Específicos
Disseminar o compromisso com os direitos humanos e a cidadania por meio do estímulo à cultura da paz e do diálogo, capacitando novos facilitadores para a resolução pacífica dos conflitos existentes no ambiente escolar.

Justificativa
Implantar a cultura da pacificação nas escolas, em busca de apresentar conteúdos mais saudáveis que facilitem a redução de conflitos na comunidade escolar e, consequentemente, no meio social. Promover o diálogo e regras de boa convivência. Estimular e oferecer meios que auxiliem o pensamento crítico positivo. Promover ações de prevenção à violência.

Resultados Esperados
Desenvolver a capacidade de mediação dos conflitos no contexto escolar, contribuindo para a modificação dos índices envolvendo violência, seja psicológica ou física, de modo a assegurar a melhora das relações interpessoais, consolidando, assim, a Mediação como instrumento de paz também nas escolas.

Informações Adicionais
Visando resultados mais produtivos com o projeto, objetiva-se ainda, alcançar uma abordagem interdisciplinar, com o auxílio dos mediadores/conciliadores atuantes no CEJUSC, disseminando o trabalho diário que visa a consolidação da cultura da pacificação na sociedade; realização de parcerias com outras entidades interessadas em auxiliarem no projeto; assim como, colaboração dos coordenadores e alunos dos diversos Cursos da Graduação da Universidade de Marília – UNIMAR, tais como, Direito, Psicologia, Medicina, Agronomia, Análise de Sistemas, Administração e Ciências Contábeis, Engenharia, Arquitetura, Educação Física, Nutrição, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Farmácia e Biomedicina, Publicidade e Propaganda, Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão – NIPEX, além de alunos do Programa de Pós-Graduação e egressos.

Coordenação: Prof. Dr. Jefferson Aparecido Dias
Orientação: Profa. Dra. Juliana Raquel Nunes

Insol/UNIMAR - Incubadora Solidária

A INSOL/UNIMAR é uma incubadora solidária que tem como objetivo treinar e apoiar iniciativas de função solidária de empresas e de consumo, calcadas em colaboração, parcerias, comportamentos socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis, de todos os coenvolvidos, apresentando caminhos para que empresas e consumidores contribuam para o desenvolvimento sustentável.

O atual panorama econômico e social brasileiro, agravado pela Pandemia Covid 19, causou o fechamento de empresas, dificuldades de operacionalização de negócios, redução da capacidade de consumo, demissões, entre outros efeitos nefastos para os brasileiros. Mostra-se preciso, assim, conscientizar a população, bem como treinar agentes econômicos e sociais para lidar com tais adversidades, oferecendo opções de atuação mais sustentáveis através da economia solidária, da produção e do consumo sustentáveis, compartilhando com a sociedade os resultados das pesquisas sobre o tema obtidos junto à Universidade de Marília.

Sendo o Município de Marília/SP popularmente conhecido como “Capital Nacional do Alimento”, devido ao alto número de empresas do setor alimentício com sede na região, justifica-se, ainda, a atuação do projeto no campo de saúde e segurança alimentar, na linha da solidariedade social.

Assim, a Incubadora tem os seguintes aspectos presentes em sua linha de atuação:

– Promover o debate público, conscientizar o público-alvo de que há alternativas calcadas em solidariedade social que podem posicioná-los de forma sustentável na economia e no meio social, colaborando, ainda, para a preservação do meio ambiente.

– Promover a reflexão e debate sobre consumo, saúde mental e relações, além do debate sobre a gestão de processos que envolvem empresas, consumidores e a Natureza.

– Cadastrar as iniciativas solidárias e colaborativas já existentes na cidade de Marília/SP e interessados em receber treinamentos de gestão para economia solidária, produção e consumo sustentáveis, contabilidade para sustentabilidade, saúde e segurança alimentar.

– Conforme os dados obtidos em cadastro, reunir os interessados em grupos de interesses para treinamento, focando em empreendimentos de economia solidária, contabilidade para a sustentabilidade, saúde e segurança alimentar, produção e consumo sustentáveis.

– Facilitar o diálogo e a reunião de pessoas, mormente em situação de vulnerabilidade, em projetos coletivos visando a sua melhoria/reinserção econômica e social, através de projetos de solidariedade social.

– Produzir cartilhas específicas para o treinamento nas áreas de gestão, contabilidade, produção e consumo na linha da colaboração, da solidariedade social e da sustentabilidade.

– Contatar setores públicos e organizações privadas que possam apoiar o projeto e as iniciativas criadas por esta via.

– Aproximar os grupos de pesquisa da Universidade de Marília da realidade prática da temática, ampliando a qualificação do corpo docente e discente (graduandos e pós-graduandos) dos cursos de Direito, Administração, Contabilidade, Nutrição, Psicologia e Agronomia, pela oportunidade de participação nas atividades da incubadora.

A INSOL – Incubadora Solidária se encontra com 3 iniciativas incubadas, a Associação Pertencer no Espectro para Pessoas Autistas de Marília e Região, a Associação Doce Futuro e Agrofloresta de Marília-SP e a Trevo VEG Cosméticos.

Além disso, a Incubadora tem realizado visitas e reuniões frequentes, objetivando a consecução de novas iniciativas com vieses colaborativos, sustentáveis e solidários, contando com outras potenciais incubadas.

Coordenação: Profa. Dra. Mariana Ribeiro Santiago

Eletiva "Iniciação Científica e Metodologia da Pesquisa" - Parceria entre a UNIMAR e o Colégio Água Viva

“Educar Através da Pesquisa”

A eletiva surgiu a partir de uma parceria entre a UNIMAR e o Colégio Água Viva, atendendo às necessidades da escola, com a implementação do novo ensino médio, e um sonho da instituição, de incentivar os alunos e disponibilizar mecanismos para que seja possível desbravar a pesquisa e, por que não dizer, a extensão, já que são desenvolvidas diversas atividades, tanto nessa eletiva, quanto na eletiva da área de saúde.

No ano de 2022 os alunos do 1º ano do ensino médio tiveram aulas com a professora Catharina, doutoranda do PPGD UNIMAR (Programa de Pós-Graduação da Universidade de Marília) e bolsista CAPES, sendo que uma das primeiras “tarefas” foi a criação do Currículo Lattes, um passo importante para aqueles que, no futuro, cursarão uma faculdade.

Em sala de aula são abordados diversos tópicos dos livros de Metodologia, clássicos e voltados para os jovens, tais como métodos, trabalhos científicos (resumo simples, resumo expandido, TCC ou artigo, dissertação, tese) e sua estrutura de uma forma geral, projeto de pesquisa, relação entre o aluno e o professor orientador, além de normas de formatação.

A principal preocupação é que a experiência seja leve, prazerosa, então uma aula é expositiva, e outra é prática, utilizando-se de metodologias ativas, “fomentando o debate”, ensinando a fundamentar e não apenas opinar.

Os alunos participaram do Fórum de Pesquisa e Extensão da Universidade de Marília, apresentando os trabalhos desenvolvidos na modalidade banner, e também conheceram a instituição, passando pelos cursos e com um momento de lazer na fazenda.

Em dezembro ocorreu o 1º CET CAV (Mostra de Ciências e Tecnologia do Colégio Água Viva), onde os alunos apresentaram novamente os banners, sendo avaliados por professores do colégio e da UNIMAR (Profa. Dra. Raquel Cristina Ferraroni Sanches, coordenadora do NIEEMP UNIMAR e Prof. Ms. Lucas de Sá Marinho, mestre em Direito pelo PPGD UNIMAR), e os melhores trabalhos foram premiados, classificação de primeiro a terceiro lugar, de acordo com o atendimento dos requisitos previstos no edital.

No ano de 2023 a parceria foi renovada, estendendo-se a eletiva para o 2º ano do ensino médio, com foco na iniciação científica e no PIIC JUNIOR (Programa Institucional de Iniciação Científica Junior).

Bolsista Responsável: Catharina Martinez Heinrich Ferrer

Unimar Presencial
Unimar EAD