Implantando Cultura de Paz nas Escolas

Tipo de produção (lista): i) organização de eventos para divulgação da ciência junto à sociedade civil em geral e, em especial, no âmbito da educação básica.

Ano da produção: 2021-2024

Área de concentração a que a produção está vinculada: EMPREENDIMENTOS ECONOMICOS DESENVOLVIMENTO E MUDANÇA SOCIAL

Linha de Pesquisa a que a produção está vinculada: LINHA I – RELAÇÕES EMPRESARIAIS, DESENVOLVIMENTO E DEMANDAS SOCIAIS

Justificativa do Impacto da produção: O projeto “Implantando a Cultura da Pacificação nas Escolas: uma abordagem interdisciplinar”, iniciado em 2021 para atender às escolas de ensino fundamental de Marília, conta com a participação ativa de alunos do mestrado e do doutorado em Direito da UNIMAR, vinculados à Linha I – Relações Empresariais, Desenvolvimento e Demandas Sociais. Por meio de atividades lúdicas, os discentes desenvolvem exercícios que promovem habilidades como escuta, comunicação, respeito, limites, disciplina, diálogo e a solução consensuada de conflitos surgidos no convívio escolar. Ao incentivar os estudantes a compreenderem a relevância do diálogo para a resolução de problemas e a valorização da cultura da paz, o projeto contribui para a construção de relações sociais e interpessoais mais harmoniosas, favorecendo o desenvolvimento de personalidades equilibradas e pacíficas, em alinhamento com as demandas sociais da comunidade.

TEXTO:

Grupo de pessoas em uma sala

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O projeto “Implantando a Cultura da Pacificação nas Escolas: uma abordagem interdisciplinar”, desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Marília (UNIMAR), em colaboração com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), é uma iniciativa transformadora que visa promover o desenvolvimento social e emocional das crianças e adolescentes, por meio da construção e disseminação da cultura da paz nas escolas de ensino fundamental e médio de Marília. Criado originalmente em 2017, o projeto foi idealizado com base em diagnósticos sobre índices preocupantes de violência escolar na região, buscando implementar soluções duradouras através da comunicação não violenta, diálogo, empatia e cidadania.

No quadriênio 2021–2024, o projeto foi ampliado e fortalecido significativamente, estendendo suas ações e alcançando importantes escolas estaduais, onde foram realizadas atividades práticas, dinâmicas e interativas, adaptadas às necessidades específicas de cada comunidade escolar. Este período de atuação intensificada teve como referência direta as diretrizes acadêmicas do PPGD da UNIMAR, especialmente a Linha de Pesquisa I – “Relações Empresariais, Desenvolvimento e Demandas Sociais” – e sua área de concentração “Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Mudança Social”.

Em 2022, o projeto foi implantado na Escola Estadual Benito Martinelli, onde estudantes de mestrado e doutorado da UNIMAR desenvolveram diversas atividades práticas, com suporte dos mediadores do CEJUSC. Dentre as ações realizadas destacaram-se oficinas lúdicas sobre direitos humanos, rodas de conversa sobre respeito e tolerância, exibição de vídeos educativos e dinâmicas de mediação de conflitos simulados. Especial atenção foi dada às técnicas de comunicação não violenta, que tiveram grande aceitação entre alunos e professores. Ao final do ano, um evento especial de encerramento reuniu toda a comunidade escolar para compartilhar os resultados, destacando relatos emocionantes dos estudantes que aprenderam a resolver conflitos pacificamente, reduzindo significativamente incidentes de agressões físicas e verbais.

No ano seguinte, em 2023, as atividades foram ampliadas e direcionadas à Escola Estadual Vereador Sebastião Mônaco, reconhecida localmente por enfrentar desafios complexos relacionados à disciplina e convivência entre alunos. Nesse contexto, o projeto adotou uma abordagem ainda mais interdisciplinar, com envolvimento de acadêmicos dos cursos de Psicologia, Pedagogia, Direito, entre outros, sob orientação direta de docentes da UNIMAR. Eventos semanais foram organizados na escola, com atividades que incluíram jogos cooperativos, dramatizações de conflitos e soluções consensuais, palestras sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de oficinas criativas que combinavam arte-terapia e música. Os efeitos dessas intervenções foram percebidos claramente em um curto espaço de tempo, resultando em uma sensível melhoria do clima escolar, maior cooperação entre alunos e redução dos índices de conflitos e violência. O evento anual aberto à comunidade escolar contou com apresentações artísticas dos alunos, que demonstraram entusiasmo e comprometimento com a cultura de paz.

Pessoas em volta de mesa

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Em 2024, o projeto chegou à Escola Estadual Antônio Augusto Netto, consolidando a metodologia que havia obtido sucesso nas escolas anteriores. Neste ano, as ações enfatizaram ainda mais o engajamento comunitário, com participação ativa das famílias dos estudantes. Foram realizadas reuniões com pais e responsáveis para sensibilizá-los sobre a importância da mediação de conflitos, comunicação não violenta e empatia na criação dos filhos. Além disso, a escola promoveu eventos periódicos com atividades que incluíam cinema educativo, oficinas culinárias colaborativas, horticultura terapêutica e debates sobre temas atuais como bullying, direitos e deveres dos estudantes e justiça restaurativa. Ao longo do ano letivo, notou-se uma transformação não apenas no comportamento dos alunos, mas também no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. O encerramento anual foi marcado por uma feira cultural, onde os estudantes apresentaram projetos desenvolvidos ao longo do ano sobre a cultura de paz, atraindo grande público e atenção da mídia local.

Essas experiências práticas nas escolas demonstraram a eficácia da abordagem interdisciplinar adotada pelo projeto, que envolveu diretamente acadêmicos de graduação e pós-graduação da UNIMAR, proporcionando-lhes uma rica vivência prática e contribuindo significativamente para sua formação profissional e cidadã. Ao mesmo tempo, a participação dos mediadores do CEJUSC garantiu a fundamentação técnica necessária às atividades realizadas, oferecendo suporte essencial para o sucesso das ações propostas.

Os resultados alcançados pelo projeto “Implantando a Cultura da Pacificação nas Escolas” durante o quadriênio 2021–2024 são notáveis e comprovados pela redução de episódios de violência nas escolas atendidas, melhorias no comportamento e nas relações interpessoais dos alunos e maior envolvimento das famílias no processo educativo. Além disso, o projeto demonstrou um forte efeito multiplicador, com alunos levando os princípios aprendidos para suas casas e comunidades, promovendo uma mudança cultural mais ampla em direção à paz e à convivência saudável.

A experiência acumulada nesse período serviu como referência para outras iniciativas educacionais e sociais da região, consolidando a UNIMAR e o CEJUSC como importantes agentes transformadores em Marília. Por meio dessa atuação conjunta, ficou evidente que investir na cultura de pacificação nas escolas não só reduz a violência escolar como também prepara jovens mais conscientes e preparados para os desafios sociais do futuro, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável e harmonioso da comunidade local.

Assim, ao promover uma educação voltada para o diálogo, respeito e empatia, o projeto não apenas transforma realidades imediatas dentro das escolas, mas contribui para o desenvolvimento de cidadãos capazes de lidar com conflitos de forma madura e construtiva, fortalecendo a cidadania e gerando impactos positivos duradouros na sociedade.

Unimar Presencial
Unimar EAD