Internacionalização

Há alguns anos, a inserção internacional do Programa está fortemente estabelecida com o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa com a Universidade da Flórida – EUA, Universidade de Coimbra – Portugal, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa – ISCAL, Universidade de Lisboa, Universidade Autônoma de Lisboa e Universidade do Minho e com a Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha (Espanha).

O objetivo principal é a criação e manutenção de grupos de pesquisa que permitam a verticalização da atuação em conjunto de professores e alunos das universidades conveniadas, com a realização de eventos e publicação de livros e periódicos que contem com a organização e participação do corpo docente e discente das Instituições conveniadas.

Todavia, a partir de 2017, a inserção internacional passou a ser a principal meta do Programa. Diante disso, foram fechados novos convênios e aberta negociação com outras instituições de ensino, incluindo, Salamanca, Pablo de Olavide e Beira do Interior. A proposta é que, até o final de 2020, sejam fechados mais 20 convênios, ideia que ganhou fôlego com a criação do recente Departamento de Relações Internacionais, cujas atividades já se fazem presentes, com o oferecimento de cursos de idiomas aos alunos e contratação de profissionais poliglotas.

Ainda em 2017, a Universidade recebeu os professores Drs. Jónatas Machado e Paula Veiga, da Universidade de Coimbra, que ministraram disciplina optativa no Mestrado em Direito.

Em 2019, o PPGD Unimar ofereceu a disciplina optativa Derechos Humanos, Economía y Globalización ministrada pelo professor Dr. Victor Manuel Merino Sancho da Universitat Rovira I Virgili, na Espanha e o professor Dr. Valter Moura do Carmo vinculado ao nosso programa. A disciplina foi ofertada para os cursos de mestrado e doutorado em Direito e para o mestrado interdisciplinar.

Acesse o Departamento de Relações Internacionais da Unimar – DRI.